Apresentação

Esse blog apresenta um dedicado trabalho histórico e fotográfico sobre algumas localidades de São José do Rio Pardo. Produzido integralmente pelo professor de História Marcelo Augusto da Silva, ele é o resultado de uma rica pesquisa, que tem por intenção deixar registrado e divulgar a todos a riqueza cultural, histórica e arquitetônica que compõem o município de São José do Rio Pardo. Num momento em que muitas pessoas valorizam demasiadamente tudo que é volátil, que o individualismo toma conta de quase todos, e que o patrimônio histórico rio-pardense vai literalmente ao chão em nome do "progresso", esse projeto tenta regastar a memória do que é a cidade e também daqueles que contribuíram para que ela existisse. Nesse trabalho, muito material foi pesquisado, principalmente antigos jornais, cuidadosamente organizados na Hemeroteca rio-pardense, que foram lidos e relidos. O resultado é uma realização única e de grande valor cultural ao alcance de todos.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

A Igreja Matriz



Bem no coração da cidade ergue-se, imponente e majestosa, a Igreja Matriz de São José do Rio Pardo.
Com riquíssima arquitetura e destacando-se como a maior e mais bela entre os templos católicos das cidades da região, nossa igreja, assim como a praça que a circunda passou por significativas transformações.
A primeira construção data de 1893, sendo que em 1898 a mesma foi reinaugurada, mas como a cidade crescia em um ritmo acelerado, no final da década de 30 começa a se cogitar a construção de uma nova igreja que pudesse abrigar um número de fiéis que aumentava cada vez mais.

Inicia-se assim um árduo trabalho que envolveu inúmeras pessoas tanto na construção propriamente dita, quanto na arrecadação de verbas para a sua realização, pois a obra possuía um projeto arrojado, além de ser bem maior que a antiga, tanto que passado mais de 40 anos de sua conclusão ela ainda é suficiente para acolher aqueles que a freqüentam.
Durante a sua realização, a antiga matriz (que possuía uma única torre central) foi sendo demolida conforme a nova ia se erguendo, já que a atual ficou acoplada ao outro prédio. Dessa maneira o centro da cidade não ficou desprovido de uma igreja, o que veio ser extremamente essencial uma vez que seu término devido, às suas proporções e ao seu custo, levou 20 anos para concluir-se.
Depois de muitos esforços e muito trabalho enfim a atual Igreja Matriz é inaugurada e entregue aos fiéis no dia 23/08/1964, tornando-se um motivo de orgulho, não só para os católicos, mas para toda população.
Não há quem passe pelo nosso centro e não note ou não se admire ao ver tamanho esplendor da Igreja Matriz.

Tudo nela chama a atenção desde as suas dimensões até o menor de seus detalhes. O encanto de quem a observa se manifesta a partir de cada uma de suas linhas, a começar pela grandeza de seu par de torres, seus vitrais de formato ogival com as cenas da Via Sacra seguindo com fidelidade o marcante estilo gótico característico da Idade Média, além das estátuas dos 12 apóstolos na sua entrada principal.
Sem dúvida nossa igreja matriz encanta rio-pardenses e visitantes e certamente irá agradar e receber aqueles que estão por vir.

Nenhum comentário: