Apresentação

Esse blog apresenta um dedicado trabalho histórico e fotográfico sobre algumas localidades de São José do Rio Pardo. Produzido integralmente pelo professor de História Marcelo Augusto da Silva, ele é o resultado de uma rica pesquisa, que tem por intenção deixar registrado e divulgar a todos a riqueza cultural, histórica e arquitetônica que compõem o município de São José do Rio Pardo. Num momento em que muitas pessoas valorizam demasiadamente tudo que é volátil, que o individualismo toma conta de quase todos, e que o patrimônio histórico rio-pardense vai literalmente ao chão em nome do "progresso", esse projeto tenta regastar a memória do que é a cidade e também daqueles que contribuíram para que ela existisse. Nesse trabalho, muito material foi pesquisado, principalmente antigos jornais, cuidadosamente organizados na Hemeroteca rio-pardense, que foram lidos e relidos. O resultado é uma realização única e de grande valor cultural ao alcance de todos.


terça-feira, 6 de janeiro de 2009

O Museu rio-pardense

O prédio localizado à Praça da Matriz que abriga hoje o Museu rio-pardense foi construído pela população, que com muito sacrifício, conseguiu obter os fundos necessários que a obra requeria. No ano de 1885 São José do Rio Pardo ainda era uma freguesia, mas almejava ser elevado à categoria de Vila e nesse sentido muitos esforços foram dedicados a essa conquista. Mas, segundo a legislação da época, era necessário para a realização desse feito que houvesse um prédio para que este abrigasse a Câmara e Cadeia; foi justamente por esse motivo que a população se empenhou e consegui o suficiente para a realização da obra. Assim no dia 08/05/1886 foi inaugurado o formoso prédio, mesmo dia em que são José foi elevado à categoria de Vila, um motivo de orgulho para os rio-pardenses. Posteriormente esse edifício foi usado pela Prefeitura e Câmara Municipal, que no ano de 1968 foi transferida para a Praça dos Três poderes unindo os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Em 1969 o prédio estava sendo usado como sede da Guarda Mirim e a notícia publicada pela Gazeta dizendo que o prefeito Antônio Pereira Dias informava que o mesmo seria demolido para a construção de um hotel assustou muitos, pois uma edificação de valor histórico correria o risco de vir abaixo. Muito se comentou a respeito e muito foi feito para que isso não viesse a acontecer. Graças à atuação de voluntários e do grupo Amigos da cidade, que se mobilizaram, o prédio foi preservado, restaurado e nele instalado o Museu rio-pardense. Assim no dia 08/05/1986, no centenário da sua inauguração, foi inaugurado o Museu rio-pardense, data que também se comemorava o Centenário da Câmara Municipal e a homologação do tombamento da Ponte Metálica. Hoje o Museu agregou-se ao prédio da Biblioteca Municipal, formando um majestoso conjunto arquitetônico de imensurável valor histórico, e também um dos cartões-postais de São José do Rio Pardo.

Um comentário:

Taina disse...

Olá Marcelo, tudo bem?
meu nome é Taina, eu sou estudante de jornlalismo da unifae, será que você poderia me passar seu e-mail ou alguma rede social para que eu possa entrar em contato com você, estou fazendo um trabalho e gostaria de saber mais sobre o seu trabalho,acho que de alguma forma você poderia me ajudar, eu gostei bastante desse site. Se possivel me retorne no email tah_nery07@hotmail.com, desde já agradeço!!