Esse blog apresenta um dedicado trabalho histórico e fotográfico sobre algumas localidades de São José do Rio Pardo. Produzido integralmente pelo professor de História Marcelo Augusto da Silva, ele é o resultado de uma rica pesquisa, que tem por intenção deixar registrado e divulgar a todos a riqueza cultural, histórica e arquitetônica que compõem o município de São José do Rio Pardo. Num momento em que muitas pessoas valorizam demasiadamente tudo que é volátil, que o individualismo toma conta de quase todos, e que o patrimônio histórico rio-pardense vai literalmente ao chão em nome do "progresso", esse projeto tenta regastar a memória do que é a cidade e também daqueles que contribuíram para que ela existisse. Nesse trabalho, muito material foi pesquisado, principalmente antigos jornais, cuidadosamente organizados na Hemeroteca rio-pardense, que foram lidos e relidos. O resultado é uma realização única e de grande valor cultural ao alcance de todos.
Situada à entrada do Asilo Padre Euclides Carneiro, na Vila Pereira, está a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, que além de ser um ponto turístico de São José do Rio Pardo também é um ambiente de fé e reflexão.
Sua inauguração ocorreu no dia 18 de maio de 1918 e contou com a presença de oitenta Filhas de Maria, conforme registram os jornais da época. Cogita-se que sua construção se justifica pelo fato de estarem acontecendo simultaneamente a Primeira Guerra Mundial e uma epidemia de gripe em São José do Rio Pardo e o templo seria mais um local de orações e intenções.
A construção da gruta se deu pela iniciativa da irmandade “Filhas de Maria” que foi também patrocinada pelo rev. vigário Euclides Carneiro e que contou também com a colaboração do vice-prefeito Capitão Antônio Ribeiro Nogueira na conclusão das obras.
No seu interior, todo revestido de pedras e com replicas de estatuetas, encontra-se uma fonte sob os pés da imagem de Nossa Senhora de Lourdes, transmitindo uma sensação de paz e serenidade. Hoje o comportamento e as atitudes das pessoas são bem diferentes daqueles do começo do século XX, mais ainda permanece o sentido religioso do recinto, além dele figurar como um importante elemento na paisagem turística rio-pardense
Professor de História do Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio na Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo, graduado pela FEUC de São José do Rio Pardo e pós-graduado pela UNICAMP. Mantém uma coluna no Jornal da Silva, de circulação rio-pardense, onde escreve semanalmente sobre política, sociedade, cultura, entretenimento, comportamento, entre outros assuntos. É também gerenciador de dois outros blogs cujos links se encontram na lista logo abaixo: marceloaugustodasilva.blogspot.com, que reúne todos os seu artigos veiculados na imprensa escrita, além de outros trabalhos produzidos exclusivamente para a internet e brasilrock80.blogspot.com, que contém um estudo sobre a relação entre o rock do anos 80 com o modelo político e comportamental daquela década.
Nenhum comentário:
Postar um comentário