Apresentação

Esse blog apresenta um dedicado trabalho histórico e fotográfico sobre algumas localidades de São José do Rio Pardo. Produzido integralmente pelo professor de História Marcelo Augusto da Silva, ele é o resultado de uma rica pesquisa, que tem por intenção deixar registrado e divulgar a todos a riqueza cultural, histórica e arquitetônica que compõem o município de São José do Rio Pardo. Num momento em que muitas pessoas valorizam demasiadamente tudo que é volátil, que o individualismo toma conta de quase todos, e que o patrimônio histórico rio-pardense vai literalmente ao chão em nome do "progresso", esse projeto tenta regastar a memória do que é a cidade e também daqueles que contribuíram para que ela existisse. Nesse trabalho, muito material foi pesquisado, principalmente antigos jornais, cuidadosamente organizados na Hemeroteca rio-pardense, que foram lidos e relidos. O resultado é uma realização única e de grande valor cultural ao alcance de todos.


terça-feira, 6 de janeiro de 2009

O Recanto Euclidiano

Integrado à paisagem natural das margens do Rio Pardo e tendo ao seu fundo a imagem do Cristo Redentor sobreposta à Ponte Metálica, encontra-se o Recanto Euclidiano, conjunto arquitetônico formado pela Cabana Euclidiana, Herma e Mausoléu Euclidiano. 
A Herma – monumento à Euclides da Cunha, o qual os rio-pardenses se referem ao local sobre essa denominação – foi inaugurado em 1918 sendo o primeiro do Brasil em homenagem ao escritor. Composto de uma efígie de bronze doada pelo jornal “O Estado de São Paulo”, o qual Euclides era repórter e por esse motivo pôde presenciar a Guerra de Canudos e da inscrição “Mixto de celta, de tapuia e grego” o referido monumento foi o primeiro a compor o atual Recanto Euclidiano. Durante as obras de reconstrução da Ponte Metálica Euclides da Cunha construiu um humilde escritório de sarrafos e folhas de zinco às margens do Rio Pardo, onde podia administrar as obras da ponte e também escrever boa parte de "Os Sertões", sua obra clássica. Para proteger o patrimônio foi erguido em volta da cabana uma redoma de vidro, inaugurada em 15 de agosto de 1928, pelo Prefeito Dr. João Gabriel Ribeiro. Em 1939 o Serviço do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional tornou a cabana de Euclides em monumento nacional. No piso do espaço entre a redoma de vidro e a herma encontra-se desenhado num mosaico de pedra um grande sol e as inscrições entrecruzadas: Terra, Homem , Luta, títulos das três partes de Os Sertões. 
Em 1982 foi inaugurado o Mausoléu Euclidiano, construção de estilo moderno e arrojado que contém uma cabeça de bronze do escritor e ao lado de uma placa como um trecho da carta de Euclides a seu amigo Francisco Escobar que diz “que saudade do meu escritório de sarrafos e zinco às margens do Rio Pardo, sei que se continuar nessa agitação estéril não produzirei mais nada de duradouro”. No Mausoléu encontra se os despojos de Euclides da Cunha e seu filho que leva o mesmo nome de seu pai. O recanto euclidiano representava hoje a memória vida do Movimento Euclidiano em nossa cidade, além de ser um dos pontos turísticos mais importantes e mais bonito de São José.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns. Organizaste um material riquíssimo que me ajudou muito em meu trabalho.
Cáren- Professora da rede pública de Canoas-RS