Apresentação

Esse blog apresenta um dedicado trabalho histórico e fotográfico sobre algumas localidades de São José do Rio Pardo. Produzido integralmente pelo professor de História Marcelo Augusto da Silva, ele é o resultado de uma rica pesquisa, que tem por intenção deixar registrado e divulgar a todos a riqueza cultural, histórica e arquitetônica que compõem o município de São José do Rio Pardo. Num momento em que muitas pessoas valorizam demasiadamente tudo que é volátil, que o individualismo toma conta de quase todos, e que o patrimônio histórico rio-pardense vai literalmente ao chão em nome do "progresso", esse projeto tenta regastar a memória do que é a cidade e também daqueles que contribuíram para que ela existisse. Nesse trabalho, muito material foi pesquisado, principalmente antigos jornais, cuidadosamente organizados na Hemeroteca rio-pardense, que foram lidos e relidos. O resultado é uma realização única e de grande valor cultural ao alcance de todos.


sábado, 7 de fevereiro de 2009

Notícias de São José do Rio Pardo

DAE retira sete metros de lama da ETA central

Funcionário dentro do decantador removendo a lama com jato de água para sucção pelas bombas. Além da lama, sucata e madeira também foram encontradas em seu interior
Na tarde de quinta-feira, 29, o secretario de Obras, Marco Aurélio Feltran, recebeu a imprensa local para falar das medidas que vem sendo adotadas para o município, referente à sua pasta, nesses primeiros trinta dias.
Disse estar consciente dos problemas dos buracos nas ruas, mas, a quantidade de chuva dos últimos dias tem dificultado a realização dos trabalhos. “Estamos fazendo, quando pode, uma operação emergencial que será intensificada logo na primeira estiagem”.
Disse já ter identificado as causas que tem levado alguns bairros como o Jardim Margarida a ficarem sem água e que as medidas já estão sendo tomadas.
Comentou também que, devido a má qualidade do serviço realizado, a rotatória próximo a Faculdade de Educação Física, inaugurada no final de dezembro, será refeita. A empresa Pavidez, responsável pela execução da obra informou o secretário que irá refazer o trecho sem nenhum custo à Prefeitura.

Lama total

Caso lastimável foi às condições em que o Departamento de Água e Esgoto (DAE), ligado à Secretaria, encontrou o decantador de água da Estação de Tratamento Água (ETA) central da cidade localizado à rua Cel. Alípio Dias.
Segundo o secretário havia em seu interior, aproximadamente, sete metros de lama, isso sem contar pedaços de sucata e de madeira.
O descaso foi detectado no último domingo, 25, durante os trabalhos de limpeza do DAE. Como o procedimento não era feito há cerca de 18 anos, a grande quantidade de sujeira já comprometia a qualidade da água, para sua remoção foram necessários a mobilização de cerca de 20 pessoas, além da utilização de bombas apropriadas de sucção de grande porte.
“Dos nove metros de profundidade que possui o decantador, sete estavam tomados pela lama,”.
A operação resultou na retirada de aproximadamente 100 m3 de sujeira e desinfecção do equipamento. “Isso significa melhor qualidade da água, inclusive com a redução na quantidade de produtos químicos necessários para o seu tratamento”.
Os trabalhos irão continuar neste final de semana. Neste sábado, 31, das 7h às 17h, haverá a limpeza de um dos três filtros da estação central. Os outros dois serão limpos nos dias 5 e 7 de fevereiro, respectivamente.

Fonte: Jornal da Silva

Nenhum comentário: